Italiana (moka)

Uma cafeteira italiana é um tipo de cafeteira que prepara um café expresso usando a pressão do vapor da água. Ela é composta por três partes: uma base que contém a água, um filtro que contém o pó de café e uma parte superior que recebe o café pronto. A cafeteira italiana pode ser feita de alumínio, aço inox ou outros materiais. Ela é conhecida por diversos nomes como: cafeteira italiana, prensa italiana, cafeteira moka italiana, cafeteira tipo italiana, panela de café, moka, etc.

Ver como Grade Lista

6 itens

por página
Definir Direção Decrescente
Ver como Grade Lista

6 itens

por página
Definir Direção Decrescente

Cafeteira Italiana

A cafeteira italiana foi inventada em 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti, que se inspirou nas máquinas a vapor usadas nas fábricas de alumínio. Uma cafeteira italiana é um tipo de cafeteira que prepara um café expresso usando a pressão do vapor da água. Ela é composta por três partes: uma base que contém a água, um filtro que contém o pó de café e uma parte superior que recebe o café pronto.Ela é conhecida por diversos nomes como: cafeteira italiana, prensa italiana, cafeteira moka italiana, cafeteira tipo italiana, panela de café, moka, etc. Para usar uma cafeteira italiana, basta colocar a água na base, o pó de café no filtro, enroscar as duas partes e levar ao fogo. Quando a água ferver, ela vai subir pelo filtro e sair pelo bico da parte superior, formando o café expresso.

Quais são os tipos de cafeteiras italianas?

Existem dois tipos de cafeteiras italianas: as de fogão e as elétricas. As cafeteiras de fogão são as mais tradicionais e funcionam por meio da pressão do vapor da água, que passa pelo pó de café e forma uma bebida encorpada e aromática. As cafeteiras elétricas são mais práticas e dispensam o uso do fogão, mas seguem o mesmo princípio das cafeteiras de fogão.
Dentro desses dois tipos, há vários modelos e marcas de cafeteiras italianas, que podem variar em tamanho, capacidade, design, material e preço. Alguns dos modelos mais populares são:

  • Bialetti Nuova Moka Express: é o modelo original e mais vendido da Bialetti, com corpo de alumínio polido e alça de silicone. Produz de 4 a 6 xícaras de café expresso.
  • Bialetti Mini Express: é um modelo inovador e divertido da Bialetti, com corpo de alumínio e duas saídas para o café. Produz 2 xícaras de café expresso que podem ser servidas diretamente nas xícaras.
  • Bialetti Venus: é um modelo elegante e sofisticado da Bialetti, com corpo de aço inox e alça de nylon. Pode ser usado em qualquer tipo de fogão, inclusive de indução. Produz de 2 a 10 xícaras de café expresso.

Cafeteira italiana x Moka Bialetti. Qual é a diferença

A cafeteira italiana e a Moka Bialetti são dois nomes para o mesmo tipo de cafeteira, que prepara um café expresso usando a pressão do vapor da água. Existem outros modelos e marcas de cafeteiras italianas, que podem variar em tamanho, capacidade, design, material e preço, mas todos seguem o mesmo princípio da moka Bialetti. Portanto, a diferença entre uma cafeteira italiana e uma moka Bialetti é apenas o nome e a marca, mas o funcionamento e o resultado são os mesmos.

Como usar a cafeteira italiana?

Para preparar um café na cafeteira italiana, você vai precisar de água, café moído na granulometria média grossa e a própria cafeteira, que é composta por duas partes que se encaixam por rosca e uma peça metálica com furos para colocar o pó. Os passos são os seguintes:

  • Encha o compartimento inferior da cafeteira com água até a válvula de segurança, que é um pequeno pino metálico que fica na lateral.
  • Coloque o café moído na peça metálica, sem pressionar ou compactar, até a borda. A quantidade de café vai depender do tamanho da cafeteira e do seu gosto pessoal, mas uma medida geral é uma colher de sopa por xícara.
  • Encaixe a peça metálica no compartimento inferior e rosqueie a parte superior da cafeteira, fechando bem.
  • Leve a cafeteira ao fogo baixo e coloque um pouco de água fria na parte superior, para evitar que o café queime quando subir.
  • Fique atento ao som da cafeteira, pois quando a água começar a ferver, ela vai passar pelo pó de café e sair pela válvula central, formando um jato de café na parte superior.
  • Quando o café parar de subir, desligue o fogo e feche a tampa da cafeteira. Você pode mexer o café com uma colher para misturar as diferentes camadas de extração.
  • Sirva o café em xícaras pequenas e aproveite o seu café feito na cafeteira italiana!

Qual café usar na cafeteira italiana?

Você pode usar qualquer café na cafeteira italiana, porém não qualquer moagem, o ideal é comprar o grão e moer na granulometria média grossa, assim irá garantir uma bela extração e evitar qualquer problema de entupimento. Aqui no Maquinas&Café você encontra uma linha completa de cafés para atender aos mais variados paladares.

Como fazer café italiano?

O café italiano é um tipo de café feito na cafeteira italiana, também chamada de moka ou cafeteira de pressão. É um café mais forte e encorpado do que o coado, e tem um leve amargor e pouca acidez. Para fazer o café italiano, você precisa seguir alguns passos simples:

  • Escolha um café de qualidade, de preferência com uma moagem média, que permite uma extração equilibrada dos sabores e aromas do café. Você pode usar qualquer café moído na cafeteira italiana, desde que não seja muito fino nem muito grosso.
  • Coloque a água na parte de baixo da cafeteira, até o nível da válvula de segurança. Não encha demais, pois isso pode fazer com que a água transborde e molhe o pó de café.
  • Coloque o pó de café no funil de metal, que fica dentro da parte de baixo da cafeteira. Não aperte nem nivele o pó, apenas distribua-o uniformemente. A quantidade de pó depende do seu gosto, mas uma medida geral é uma colher de sopa cheia para cada xícara de café.
  • Encaixe o funil na parte de baixo da cafeteira, e rosqueie a parte de cima, onde fica o bico e a alça. Certifique-se de que as duas partes estejam bem fechadas, para evitar vazamentos.
  • Leve a cafeteira ao fogo baixo, e espere a água ferver. Quando a água ferver, ela vai subir pelo tubo central e sair pelo bico superior, formando o café. Você deve desligar o fogo assim que o café começar a sair, para evitar que ele queime.
  • Sirva o café em xícaras pequenas, e adoce a gosto. Você pode adicionar leite, creme, canela, chocolate ou outros ingredientes de sua preferência.

Compre Cafeteira Italiana com melhores preços no Maquinas&Café

Aqui no Maquinas&Café é onde você compra cafeteiras italianas com o melhor preço do mercado! Alguns dos benefícios de comprar no Maquinas&Café são:

  • Você pode escolher entre uma variedade de modelos de cafeteiras, desde as manuais até as automáticas, multibebidas e vending machines.
  • Você pode parcelar suas compras em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito ou pagar com desconto no PIX ou boleto.
  • Você tem frete grátis para São Paulo em pedidos acima de R$300.
  • Você conta com a garantia do Mercado Pago e a segurança de uma compra protegida.
  • Você pode solicitar assistência técnica em todo o Brasil, com peças originais e garantia.
Máquinas&Café - VM Parras - Roberto A De Almeida, 95 - Distrito Industrial, Santa Bárbara D’Oeste, São Paulo - 13456-136 23.045.934/0001-45